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Têxteis portugueses levam onda ecológico e responsável à Première Vision

À feira de referência de matérias-primas do mundo – a Première Vision Paris – a indústria portuguesa prepara-se para marcar presença destacada pela apresentação de uma série de novos artigos, onde a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma realidade totalmente integrada. Entre os dias 11 e 13 de Fevereiro, as cores nacionais vão contar com uma vasta representação empresarial, que atravessa todos os sectores da fileira têxtil portuguesa.

ACCESSORIES: BORDADOS OLIVEIRA - SOLINHAS  
FABRICS: A. SAMPAIO & FILHOS – ACATEL - ADALBERTO ESTAMPADOS - ALBANO MORGADO - AVELANA - FABRICA DE MALHAS SA - CRISPIM ABREU – FAMILITEX – FITECOM - GIERLINGS VELPOR - JOÃO & FELICIANO SA - JOAPS MALHAS - LA ESTAMPA – LEMAR - LMA- alitecno® - LUIS AZEVEDO & FILHOS - LURDES SAMPAIO - NGS MALHAS - OTOJAL- OTS - PAULO DE OLIVEIRA – PENTEADORA – RDD – RIOPELE - SIDÓNIOS KNITWEAR - SOMELOS TECIDOS – TESSIMAX – TEXSER TEXTIL SERZEDELO – TINTEX - TMG FABRICS - TRIMALHAS - TROFICOLOR DENIM MAKERS
MANUFACTURING – PROXIMITY: ANJOS & LOURENÇO - LIMA & COMPANHIA SA - R. LOBO – SIENA - SOEIRO
MANUFATURING KNITWEAR: ORFAMA
SMART CREATION: ADALBERTO ESTAMPADOS - iTechStyle GREEN CIRCLE - RDD TEXTILES - TINTEX TEXTILES
YARNS: JFA – LIPACO - MAF/ FILASA – TEARFIL - TRIFITROFA

Ao longo de três dias, duas vezes por ano, a indústria internacional reúne-se em Paris para a Première Vision, a feira de referência mundial, onde toda a cadeia de fornecimento – desde fios aos tecidos, malhas e confecção – está representada para afirmar as novas tendências. Já uma presença assídua no certame, Portugal está representado na primeira edição de 2020, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, com uma forte e destacada comitiva empresarial.

A.Sampaio, Acatel, Albano Morgado, Anjos & Lourenço, Avelana, Bordados Oliveira, Crispim Abreu, Familitex, Filasa, Fitecom, Joaps, João & Feliciano, Lemar, Le Europe|La Estampa, Lima & Companhia, Lipaco, LMA, Luís Azevedo & Filhos, Lurdes Sampaio, NGS, Otojal, R. Lobo, RDD, Sidónios, Solinhas, Soeiro, Texser, Tintex, Trifitrofa, Trimalhas e Troficolor compõem a vasta comitiva de empresas que estará presente na Première Vision com o apoio do projecto From Portugal, ao qual se junta ainda a presença de outros nomes da indústria nacional, como a Adalberto Estampados, a Gierlings Velpor, a JF Almeida, a Paulo de Oliveira, a Penteadora, a Riopele, a Somelos, a Tessimax e a TMG.

Ao longo dos três dias de evento são esperados dezenas de milhares de visitantes, sobretudo profissionais do sector da moda e vestuário, à procura das novas tendências para a próxima estação. Compradores, distribuidores, designers e representantes de grandes marcas internacionais fazem parte do universo de visitantes que tradicionalmente rumam à feira de Paris. Perante uma audiência tão especializada, a indústria portuguesa reforça a imagem de produtor sustentável e capaz de respeitar as novas exigências do mercado.

A Première Vision Paris continua a ser uma das principais feiras em que participamos. É nesta feira que recebemos marcas do mundo inteiro e com grande potencial de encomendas. Continuamos a apresentar investimentos no melhoramento da qualidade, sustentabilidade e também inovação”, afirma Carla Araújo, gestora comercial da Joaps, empresa especializada em malhas, que em Paris vai apresentar uma nova colecção, focada nos produtos ecológicos. “No último ano apostamos em várias certificações: GOTS,GRS, OCS e BCI”, relembra a representante da empresa.

Esta é a feira com mais prestígio na área dos tecidos e fabricantes de moda”, acrescenta Ricardo Ferreira, CEO da Siena. A empresa, especializada em vestuário de malha, vai apresentar uma nova colecção, também com um forte aposta em fibras mais sustentáveis. “Trabalhamos para clientes de mercados mais maduros, como a França, a Europa do Norte e a América do Norte”, explica o gestor.

João Lima, representante da Trifitrofa, empresa especializada no comércio de fios, procura também destacar-se pela aposta em artigos sustentáveis. “Queremos aumentar os negócios a nível externo e para isso focamo-nos no algodão orgânico em diferentes cores e mesclas”, afirma. França e Itália são os principais mercados que a empresa da Trofa procura atingir.

No stand da Lurdes Sampaio, os holofotes estarão também centrados na produção responsável. “As grandes novidades estão na nossa linha Green Collection: temos propostas com fibras naturais orgânicas, fibras recicladas e biodegradáveis, sendo esta a nossa gama de maior peso em todo o catálogo”, explica Conceição Sá, CEO e co-fundadora da empresa de Famalicão, especializada em malhas. “Temos boas expectativas, o mercado dos Estados Unidos continua a crescer, e alguns mercados na europa estão com uma dinâmica interessante”, reitera.

As expetativas são sempre altas neste evento, já que junta profissionais de todo o mundo, promove o networking com atuais e potenciais clientes assim como permite reunir com os vários agentes”, acrescenta Belmira Rodrigues, representante da têxtil Albano Morgado. Historicamente vocacionada para os tecidos em lã, a empresa vai apresentar em Paris novos desenvolvimentos com algodões orgânicos e linhos.

A RDD, marca do grupo Valérius, leva a Paris a sua grande novidade para a próxima estação: o Undyed Cotton, uma fibra sustentável, que permite uma poupança de dez litros de água por cada quilograma de malha produzida. “Para além de evitar o desperdício, esta gama de algodão não processado expressa uma estética minimalista e intemporal”, adianta Elsa Parente, CEO da empresa. 

Também com uma nova colecção de Verão, a La Estampa viaja para Paris à conquista de novos mercados. “Estamos focados na prospecção de novos clientes, principalmente de França, Itália, Suécia e Espanha”, afirma Joana Silva, representante da empresa. A preparar a feira, a empresa de Braga tem já reuniões marcadas com possíveis clientes.

Com o mantra da sustentabilidade como pano de fundo, também a Troficolor procura afirmar uma nova colecção de produtos. “O nosso departamento criativo mais uma vez conferiu especial relevância na preocupação a nível mundial com o meio ambiente”, explica Carlos Serra, CEO da têxtil da Trofa. Especializada em gangas, a empresa vai apresentar uma vasta gama de artigos orgânicos, sustentáveis e reciclados, de onde se destaca o upcycling de antigas colecções – “com esta solução repensamos e recriamos produtos, logo gastamos na sua produção 0% de água, 0% energia, 0% agentes químicos, e produzimos 0% emissões CO2”, salienta o empresário.

No stand do Luís Azevedo & Filhos, as grandes luzes são também verdes. “Temos uma série de artigos sustentáveis, já a última colecção foi nesse sentido e foi muito bem aceite”, comenta Sílvia Azevedo, representante da empresa. “Procuramos chegar ao mercado francês, espanhol e escandinavo”, explica.

“Nesta edição vamos apresentar uma multiplicidade de tendências nos vários produtos em malhas e tecidos.Temos uma fusao entre moda urbana, contemporânea e influencias desportivas”, anuncia Antonieta Barbosa, Chief Comercial Officer da Soeira, empresa de confecção de moda especializada em moda feminina.

A A.Sampaio, empresa de Santo Tirso especializada em malhas, para além da sustentabilidade aposta também nos técnicos. “Continuamos a aposta nos materiais sustentáveis, sejam eles reciclados, biodegradáveis, etc. As fibras de alto valor acrescentado e as fibras técnicas são também o foco da nossa colecção”, esclarece João Mendes, administrador da empresa de malhas, que tem também já reuniões marcadas para a feira. 

A participação das empresas portuguesas na Première Vison é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 11.042.311,82 €, dos quais 6.065.501,91 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.