Associação Selectiva Moda vania@selectivamoda.com
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

SIMPÓSIO DA ITV: ATP REÚNE PARA TRAÇAR UMA VISÃO ESTRATÉGICA PARA A DÉCADA

A principal reunião anual do setor têxtil e vestuário tem lugar terça-feira, 29 de junho, com transmissão via streaming para todos os participantes. Com os olhos postos no futuro pós-pandemia, a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, foca-se em delinear estratégias para os próximos dez anos. Macrotendências para a indústria têxtil e vestuário e estratégias para o setor a nível nacional e europeu são alguns dos temas a serem abordados neste simpósio, que contará com a participação do Ministro de Estado da Economia, Pedro Siza Vieira.

Planear hoje para colher estabilidade no futuro, é a ideia chave do próximo Simpósio da ITV intitulado “Regenerar o setor, ganhar o futuro – Uma visão estratégica para a década”, organizado pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. A iniciativa está marcada para a próxima terça-feira, 29 de junho e conta com a presença especial do Ministro da Economia.

O programa abre com uma apresentação do estudo “Visão Prospetiva e Estratégias ITV 2030” com a Ana Paula Dinis, diretora executiva da ATP. Segue-se, com o apoio do brand-build expert Daniel Agis, a apresentação das “Macrotendências para a Indústria Têxtil” e ainda uma proposta estratégica para o setor têxtil europeu, na voz de Alberto Paccanelli, Presidente da Euratex. 

A troca de ideias tem um tema central: como reforçar a competitividade da ITV no pós-pandemia. “O setor têxtil é hoje mais que uma indústria, em que sobressai a capacidade de concorrer pelo valor, e já não pelo preço, de se impor pela inovação e criatividade, e já não só pela eficiência ou custo produtivo”, dá nota Mário Jorge Machado, presidente da ATP.

Como ficou comprovado no passado ano, a pandemia acelerou também tendências, entre elas a sustentabilidade e o consumo responsável. A mesa redonda é composta por António Braz Costa, diretor geral do CITEVE, Luís Todo-Bom, professor do ISCTE e Manuel Gonçalves, administrador TMG, com moderação da jornalista Mariana D’Orey.

Por fim, o Simpósio terminará com o habitual discurso de Mário Jorge Machado, sobre o Estado do Setor, e ainda de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado da Economia e da Transição Digital.

Recorde-se a importância dos planos estratégicos de 2008-2013 e 2014-2020, que possibilitaram, tal como nos diz o presidente da ATP, “a sobrevivência do setor, resistindo à abertura do comércio internacional, à entrada da China na OMC, ao alargamento da União Europeia a leste, à adesão de Portugal ao Euro, à crise económica e financeira global e à crise da dívida portuguesa”, acreditando que este período afetado pela Covid-19 será superado.

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal convida todos os interessados a assistirem online ao Simpósio, agendado para dia 29 de junho, das 14h30 às 18 horas. O acesso ao evento é gratuito, mas exige inscrição prévia.

Financiamento