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ESTAMPADOS DIGITAIS DÃO COR AO VERÃO

Depois de já ter conquistado a preferência de nomes internacionais como Lacoste,Marimekko, Paul Smith, Liberty e Robert Talbott, a Adalberto Estampados está na Première Vision com uma colecção onde os estampados digitais dão uma nova dimensão às colecções para a Primavera-Verão 2012.

Os estampados estão definitivamente na moda e a estamparia digital veio dar novas asas à imaginação dos criadores e marcas. Alexander McQueen e Prada são apenas alguns dos nomes que já se renderam à exuberância e estética dos estampados, sobretudo para a estação quente. A portuguesa Adalberto Estampados é uma das empresas pioneiras em estamparia digital e nesta edição da Première Vision apresenta a sua nova colecção, onde estes estampados mostram que não há limites à criatividade, ao mesmo tempo que permitem grande solidez de cor. «Tem havido um interesse crescente por parte dos clientes em relação à estamparia digital e nós temos investido nesta área, nomeadamente com a compra de novas
máquinas», explica Filipe Monteiro, director de exportação da divisão de moda da empresa.

Também em destaque para a próxima estação quente estão as malhas, que há muito assumiram um papel de material de eleição nas colecções das grandes marcas internacionais.
Prova disso são as novidades apresentadas pela A. Sampaio&Filhos, que propõe
«malhas com termorregulação activa e malhas com a nova fibra Outlast em poliéster»,
como indica João Mendes, coordenador da colecção da A.Sampaio&Filhos.
Já a Lurdes Sampaio SA desenvolveu uma colecção de malhas com fibras inovadoras,
como o Kapok e o Crabyon.
«O Kapok é a fibra natural com mais baixo peso específico,
o que nos permite obter artigos muito leves em relação ao grau de cobertura que apresentam
e com um toque esponjoso, enquanto o Crabyon é uma viscose onde foram incorporadas
partículas de chitosan e que confere protecção anti-bacteriana e benefícios
dermatológicos». A estas empresas juntam-se a Luís Azevedo&Filhos, a LMA e a
Sidónios Malhas,
que prometem elevar as malhas ao topo das preferências.

Para os que preferem tecidos leves, coloridos e com as melhores matérias-primas
para camisaria e vestuário de homem e senhora, a Arco Têxteis, a Fitecom,
a Living Colours, a Riopele, a Somelos Tecidos, a Teviz e a TMG, que têm clientes de
renome internacional como Chanel, Armani, Ralph Lauren e Burberry,
apresentam em
primeira-mão as novas colecções. E para quem mesmo no Verão não dispensa o conforto e as
propriedades termorreguladoras da lã, a solução está nas propostas da B4F, Paulo De
Oliveira, Penteadora, Tessimax, Texwool e Texweave.

Verão é sinónimo de banho e em Portugal há um nome que dá cartas internacionais:
a Lemar, reputada pela sua oferta de tecidos para fatos de banho de homem com as suas
já famosas riscas tintas em fio. Portugal tem ainda representantes na Expofil, onde a
Tearfil mostra os novos fios para o Outono-Inverno 2012/2013, e na Zoom by Fatex,
com a presença da Fiorima, FSConfecções, Inarbel, Orfama, Raith e Squarcione.

A participação destas empresas portuguesas na Première Vision Pluriel é uma iniciativa
da Associação Selectiva Moda, com o apoio de fundos comunitários (Qren), inserida no
projecto From Portugal. A Associação Selectiva Moda é uma entidade promotora da
internacionalização das empresas portuguesas e para 2011 conta com um programa de 61 acções internacionais em 26 mercados distintos,
direccionado para as áreas de fios, tecidos e acessórios, moda, têxteis-lar e decoração e têxteis técnicos, com um investimento de 7,43 milhões de euros. 

Financiamento