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REVOLUÇÃO NO VESTUÁRIO DESPORTIVO

Malhas com Outlast 100% poliéster e malhas com Kapok e Crabyon são as grandes inovações desenvolvidas pelas empresas portuguesas para revolucionar os equipamentos de desporto no campo da sustentabilidade, conforto e performance.

As malhas com a nova fibra Outlast em 100% poliéster garantem uma termorregulação activa dos equipamentos, permitindo aos atletas e praticantes de modalidades desportivas um maior conforto e, por consequência, uma melhor performance. A novidade é revelada na Ispo 2011 pela empresa portuguesa A. Sampaio&Filhos, que apresenta ainda na nova colecção Primavera-Verão 2012 «a combinação de matérias naturais com fibras de elevado desempenho, bem como a aplicação de diversos acabamentos funcionais», como adianta João Mendes, coordenador de colecção da empresa especializada em tricotagem.

Já a Lurdes Sampaio, que se estreia na Ispo, desenvolveu uma colecção de malhas onde outras fibras inovadoras, como o Kapok e o Crabyon, estão também em destaque. «O Kapok é a fibra natural com mais baixo peso específico, o que nos permite obter artigos muito leves em relação ao grau de cobertura que apresentam e com um toque esponjoso, enquanto o Crabyon é uma viscose onde foram incorporadas partículas de chitosan e que confere protecção anti-bacteriana e benefícios dermatológicos», explica Paulo Pereira, director de I&D da empresa.

Para além da A. Sampaio&Filhos e da Lurdes Sampaio, participam também na Ispo as empresas portuguesas Groché Internacional, cujo portefólio inclui artigos de roupa interior térmica com funcionalidades específicas, assim como vestuário exterior para a prática de desportos de neve e de exterior, e Sidónios Malhas, especialista na produção de malhas.

Portugal exportou, em 2009, 129,8 mil toneladas de têxteis técnicos e vestuário funcional, no valor de 332,6 milhões de euros, o que representa 9,3% do total das exportações da Indústria Têxtil e de Vestuário portuguesa, com uma quota de 1,8% em volume e 1,1% em valor das exportações da UE deste tipo de produto.

A participação destas seis empresas portuguesas na Ispo é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda, com o apoio de fundos comunitários (Qren) e inserida no projecto From Portugal. A Associação Selectiva Moda é uma entidade promotora da internacionalização das empresas portuguesas e para 2011 conta com um programa de 61 acções internacionais em 26 mercados distintos, direccionado para as áreas de fios, tecidos e acessórios, moda, têxteis-lar e decoração e têxteis técnicos, com um investimento de 7,43 milhões de euros. 

Financiamento