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PORTUGAL LANÇA A ECO-ESTÉTICA

Depois da eco-ética chega agora a vez da eco-estética. A empresa portuguesa TeamStone reuniu, num mesmo modelo, ecologia e estética e apresenta, numa estreia mundial, a camisa de noite cerimonial, que mostra o potencial do fio reciclado para criar verdadeiras obras de arte.

Reciclar é um dos motes para a TeamStone, que nesta edição do Salon International de la Lingerie exibe a sua “camisa de noite cerimonial”, um modelo que alia ecologia e estética, obtido a partir de fios de poliéster/algodão reciclados. Para além da colecção presente no stand G13, Hall 3, a empresa, presente pela segunda vez neste certame, mostra novamente o modelo “pijama-smoking”, um verdadeiro sucesso de 2010, numa exposição especial organizada pelo SIL. Esta aposta na ecologia tem levado a empresa longe, uma vez que a marca está já presente um pouco por todo o mundo, com os «mercados mais fortes na Alemanha, França, Bélgica, Eslovénia e Chipre», como indica Dina Alemão, directora da TeamStone.

No SIL, estão ainda outras empresas portuguesas, como a Sotela (stand B31, Hall 3), com uma colecção de lingerie e sleepwear sensual, e a Iora Lingerie (stand G10, Hall 3) que, para o Outono-Inverno 2011/2012, apresenta uma colecção repleta de pormenores, que conferem uma delicadeza romântica ao vestuário de dormir. «A colecção é muito bonita, com novos modelos e cores inspiradas nas tendências actuais, com apostas em tons lilás, púrpura e beringela», revela Cristina Flores, directora comercial da marca. As colecções da Iora Lingerie são cada vez mais apreciadas, tanto em Portugal como no estrangeiro. Para além da presença em centenas de lojas multimarca por todo o mundo, a marca portuguesa está igualmente nas department store El Corte Inglés, em Portugal, e no El Palacio del Hierro, no México.

Na Interfilière, no stand B20, Hall 3, está presente a Fernando Valente, a empresa portuguesa de malhas para lingerie, sportswear e banho. No seu portefólio, a Fernando Valente conta com malhas 3D para banho, materiais “segunda pele”, malhas com resistência ao atrito, malhas termocoladas, cetins de alta contenção e tricots bielásticos.

O know-how português revela-se igualmente nos números das exportações: no período de Janeiro a Setembro de 2010, as empresas portuguesas exportaram 2,71 mil milhões de euros, mais 4,7% do que em 2009.

A participação destas empresas portuguesas no Salon International de la Lingerie e na Interfilière é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda (stand E 39, Hall 3), com o apoio de fundos comunitários (Qren), inserida no projecto From Portugal. A Associação Selectiva Moda é uma entidade promotora da internacionalização das empresas portuguesas e para 2011 conta com um programa de 61 acções internacionais em 26 mercados distintos, direccionado para as áreas de fios, tecidos e acessórios, moda, têxteis-lar e decoração e têxteis técnicos, com um investimento de 7,43 milhões de euros.

Financiamento