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JUTA CHEGA Á CAMA

Dos sacos para a cama, a juta avança para um outro patamar pelas mãos da Lameirinho.

A empresa portuguesa apresenta na Heimtextil uma colecção onde esta matéria-prima ecológica se destaca, graças a novos tratamentos e estampados especiais.

A inovação é sempre a tónica dominante das empresas portuguesas, como demonstra a Lameirinho. A empresa, um dos maiores grupos especialistas na roupa de cama em Portugal e que detém, para além de marcas próprias, a licença de marcas como Ana Salazar Home by Lameirinho, Agatha Ruiz de La Prada, Antonio Miro, Purificacion Garcia, Winx e Miffy, estreia nesta edição da Heimtextil uma nova linha em juta, um material sustentável, já que o seu cultivo não exige fertilizantes. Usada tradicionalmente em sacos, a juta transfigura-se agora num artigo de decoração por excelência em têxteis-lar.

Um regresso às origens e aos materiais naturais, também espelhado no Fórum The Portuguese Home Tex’Style, onde 25 empresas portuguesas revelam as tendências em têxteis-lar para 2011.

Neste fórum, da responsabilidade de Alexandrine Cadilhe, nas tendências, e decorado por Magda Varela, que trabalha igualmente para o grupo LVMH, dois temas dominam as propostas: Nature Refuge e Multipatch. «Nature Refuge é a superioridade da Mãe Natureza, uma beleza sem transformação, com padrões, cores e texturas fantásticas», revela Alexandrine Cadilhe.

Algodão e linho ao natural fazem parte desta tendência. Multipatch, pelo contrário, é uma explosão de cores e a junção de materiais que, embora tradicionais, transfiguram-se graças a acabamentos e técnicas ultra-tecnológicas. «É o vintage actualizado com materiais mais técnicos e acabamentos que tornam os artigos de fácil manutenção. É um patchwork muito tratado, extremamente chique, com uma apresentação muito rica em cor, com roxos, laranja, turquesa, amarelo e verde-lima», acrescenta Alexandrine Cadilhe.

Para além do fórum, as empresas mostram igualmente em stands individuais as suas propostas, como é o caso da Mundotextil, especialista em felpos, que apresenta as novas colecções das marcas Centa-Star e da licença Buchara, que lhe permitiu crescer 7% nas exportações em 2010, graças a grandes consumidores como França, Inglaterra, Espanha e Itália, e a penetração em novos mercados, como a Rússia ou o Norte de África.

 De Janeiro a Outubro, as exportações portuguesas de têxteis-lar aumentaram 6,6%, para um total superior a 360 milhões de euros. Entre os principais mercados de têxteis-lar portugueses estão os EUA, França, Espanha, Reino Unido e Alemanha.

A participação destas empresas portuguesas na Heimtextil é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda, com o apoio de fundos comunitários (Qren). A Associação Selectiva Moda é uma entidade promotora da internacionalização das empresas portuguesas e para 2011 conta com um programa de 61 acções internacionais em 26 mercados distintos, direccionado para as áreas de fios, tecidos e acessórios, moda, têxteis-lar e decoração e têxteis técnicos, com um investimento de 7,43 milhões de euros.

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