Associação Selectiva Moda vania@selectivamoda.com
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

TÊXTEIS PORTUGUESES DÃO SAÚDE EM DUSSELDORF

Biodevices e Tricela (Grupo Endutex)

De 17 a 20 de Novembro, as portuguesas Biodevices e Tricela (Grupo Endutex) marcam presença na maior feira europeia dedicada ao sector da saúde e cuidados médicos – a Medica Düsseldorf – para mostrar as mais recentes inovações têxteis que prometem melhorar a saúde dos europeus.

Na feira internacional, onde decorrerão igualmente diversas conferências e que acolhe 4.400 expositores de 60 países, em áreas como electromedicina/tecnologia médica, tecnologia de laboratório/diagnósticos, fisioterapia/ortopédica, produtos medicinais, tecnologias de informação e comunicação, têxteis, mobiliário médico e gestão de instalações, e que antecipa a visita de mais de 137 mil profissionais, conta assim com duas empresas portuguesas da área têxtil, que estão em Dusseldorf numa iniciativa da Associação Selectiva Moda, com o apoio do Qren.
A Biodevices regressa à cidade alemã e a esta feira para apresentar o Vital Jacket, a t-shirt que permite a medição contínua de ECG com alta definição através de um sistema não invasivo. Esta t-shirt, que foi oferecida ao Papa Bento XVI na sua última visita a Portugal e mereceu a atenção dos meios de comunicação social alemães na edição da Medica em 2009, apresenta-se agora em diferentes versões: homem, senhora e criança.

A Tricela (Grupo Endutex), por seu lado, mostra nesta edição da Medica a sua linha de produtos para o sector hospitalar, a Tex4Care. Esta gama de produtos, que destacam, entre outros, têxteis e não-tecidos revestidos, anti-alérgicos e à prova de água, foi especificamente desenvolvida para a área hospitalar e de geriatria, oferecendo nomeadamente protectores de colchão, almofada, babetes, fraldas, mantas e outro tipo de produtos. A linha inclui ainda uma versão retardadora da chama e está testada para estar em contacto com a pele, sangue e urina. «Vamos também apresentar algumas peles sintéticas de PVC, muito utilizadas para forrar cadeiras de rodas e outros equipamentos médicos», sublinha Diana Marques, do departamento comercial da Tricela.


A presença das empresas portuguesas integradas no projecto Technical Textiles From Portugal na Medica Düsseldorf é a última de um vasto programa de acções externas que a Associação Selectiva Moda, formada pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e pela ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, levou a cabo durante este ano, com o objectivo de contribuir para a consolidação do processo de internacionalização da fileira moda portuguesa. Para 2011 está já aprovado o programa de acções internacionais, entre as quais se inclui uma nova participação das empresas portuguesas na Medica Düsseldorf.

Financiamento