TRIO DE MARCAS PORTUGUESAS EM FLORENÇA
Florença volta a ser a capital internacional da moda infantil, ao receber entre os dias 18 e 20 de janeiro a 96ª edição da Pitti Bimbo, a feira mais icónica do setor. DR. KID, FS BABY e NATURA PURA – são as 3 empresas portuguesas presentes, integradas numa iniciativa levada a cabo pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.
Entre os dias 18 e 20 de janeiro decorre mais uma edição da Pitti Bimbo em Florença que nesta edição conta com a presença de três empresas portuguesas no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal: Dr. Kid, FS Baby e Natura Pura.
A participar desde 2013 e já uma veterana na Pitti Bimbo, a FS Baby não tem dúvidas sobre a importância deste certame no universo da moda infantil, e com foco na sustentabilidade “vamos apresentar a nova coleção SS24 outono/inverno”, afirma Rodney Duarte, representante da marca e acrescenta ainda que “temos em vista fortalecer as relações com os clientes já existentes e aumentar o volume de vendas com novos clientes”.
A DR.KID também está de volta ao mercado italiano e vai apresentar a coleção Outono-Inverno 2023 para recém-nascido, bebé e criança seguindo o ADN da marca, porém com uma linha casual mais alargada que o habitual. “Seguindo as tendências gerais da moda, apresentaremos uma maior representação da cor preto, bem como diferentes materiais tais como Polipele, fio estampado e com lurex, embora sempre com a preocupação de usar maioritariamente matérias-primas “saudáveis” para as crianças, com grande incidência na lã/cashemira e 100% algodão”, explica Manuela Sena, commercial manager. Com base na prospeção feita “temos como indicação uma baixa de visitantes, a nível internacional, informando que talvez na próxima edição compareçam. Assim sendo, aguardamos com alguma ansiedade o que se vai passar nesta edição”, acrescenta Manuela Sena.
Também no setor do bebé e com propostas cada vez mais ecológicas estará a Natura Pura que dá as boas-vindas ao inverno 2024 com uma coleção que explora texturas, formas e conforto sob uma base de algodão orgânico. A nova coleção inspirada na natureza, “anuncia a chegada do inverno, que se caracteriza pelas tradicionais flanelas e felpas que prometem aconchego, numa combinação única com tricôs detalhados, perfeitos para dias frios de inverno” explica Mónica Sendas, que sublinha “Neste certame estamos com esperança de recuperar a quota de mercado italiano que tínhamos antes da pandemia”.
A participação das empresas portuguesas PME na Pitti Bimbo é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área do sector Têxtil. Esta feira está incluída no projeto “From Portugal”, no âmbito da candidatura apresentada aos projetos conjuntos de Internacionalização do Portugal 2030.