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PORTUGUESES TECEM PRÓXIMAS ESTAÇÕES

Arco Têxteis, Somelos e TMG, na Shirt Avenue; Paulo de Oliveira e Penteadora na Ideiabiella; e Albano Morgado, Lemar e Tessimax, na Moda In

Entre a tradição e a inovação, as empresas portuguesas mostram a revolução nos tecidos para o Outono-Inverno 2011/2012. Muitas lãs, 100% ou em misturas com matérias-primas nobres, e ousadia nas cores e padrões fazem parte das propostas das oito empresas nacionais presentes nesta edição da Milano Unica.

A maior feira de tecidos italiana, que se realiza em Milão de 8 a 10 de Setembro, conta com a presença das empresas Arco Têxteis, Somelos e TMG, na Shirt Avenue; Paulo de  Oliveira e Penteadora na Ideiabiella; e Albano Morgado, Lemar e Tessimax, na Moda In, todas inseridas no projecto de internacionalização From Portugal da Associação Selectiva Moda, no âmbito do Qren.

Na Shirt Avenue, a Arco Têxteis regressa a Milão com uma colecção onde as texturas e os materiais se combinam e completam, com relevos visíveis, limpos e ritmados em qualidades e misturas nobres. «É uma estação caracterizada por uma atmosfera movimentada por pequenos toques energéticos, onde as cores têm um papel precioso e sofisticado», indica Ana Paula Dias, responsável de desenvolvimento de produto na empresa, acrescentando ainda, como destaque desta colecção, «jogos de superfície mate/brilhante e combinação de diferentes matérias para um look mais moda».

A Albano Morgado, por seu lado, apresenta esta estação uma colecção absolutamente renovada, misturando um estilo moderno, clássico e trendy. «Reinterpretámos várias linhas: “Bambini”, onde as crianças são a base da inspiração; “Ecolife”, para continuar a nossa pegada ecológica; os clássicos sublimes e distintos em 100% lã para homem; tecidos glamourosos para senhora, chiques sublimes de toque distintos onde as fantasias ganham corpo e cor», revela Baltazar Lopes, director comercial da empresa. «Temos uma colecção bastante abrangente, dirigida a vários mercados», indica, acrescentando que a Milano Unica é «um ponto de encontro e fidelização com os nossos clientes e permite o estabelecimento de novos contactos».

Esta feira é igualmente considerada importante pela Tessimax, que nesta edição apresenta uma colecção de tecidos para moda de senhora em «100% lã, assim como misturas lã/algodão, poliéster/lã/viscose e a grande novidade, em lã/linho, todas com Lycra», revela Jorge Trindade, designer da empresa. Nas cores, os destaques são o vermelho, o verde, o camel e as cores pastéis. Quanto aos padrões, «temos de tudo um pouco, desde os xadrezes com efeitos de luz às riscas, sem esquecer os lisos, clássicos, que são sempre importantes», conclui.

A participação das empresas portuguesas na Milano Unica está inserida num vasto programa de acções externas que a Associação Selectiva Moda, formada pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, está a promover em 2010 para ajudar as empresas da fileira moda portuguesa no seu processo de internacionalização. Para além da Milano Unica, as empresas que integram o projecto From Portugal marcarão presença também na Première Vision, em Paris, Moscovo e Tóquio, e na Globaltex, em Los Angeles.

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