Associação Selectiva Moda vania@selectivamoda.com
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

MILANO UNICA ACOLHE FORTE COMITIVA PORTUGUESA

Albano Morgado, Anbievolution, Brito Knitting, Fitecom, Le Europe / La Estampa, Lemar, Modelmalhas e RDD são as empresas da comitiva FROM PORTUGAL, às quais se junta ainda as portuguesas Adalberto Estampados, Riopele, Paulo de Oliveira, Penteadora, Tessimax, Somelos Tecidos e TMG Textiles que marcarão presença em mais uma edição da Milano Unica nos dias 1 e 2 de fevereiro no RHO Milano Fiera, o recinto de feiras da cidade italiana. 

Com o grande objetivo de “expandir a nossa participação neste mercado tão estratégico para a Indústria da Moda”, a Adalberto regressa nesta edição à Milano Unica depois de mais de cinco anos em que optou por não participar neste certame. “Estamos confiantes de que o mercado está ávido por novidades e por isso acreditamos que teremos boas oportunidades de negócio no mercado Italiano”, justifica o regresso Tâmara Martins, do sales departament da Adalberto. Para além da coleção Primavera-Verão 2023 onde apresentará as propostas de estampados, a Adalberto leva à Milano Unica “três coleções cápsula com matérias primas inovadoras, técnicas de estamparia com pigmentos naturais e acabamentos funcionais”, conforme descreve Tâmara Martins.

Quem se estreia em absoluto na Milano Unica é a La Europe / La Estampa decidiu dizer “sim” ao reputado mercado italiano por forma a conquistar uma maior carteira de clientes neste mercado. É aliás nesse sentido que, de acordo com Joana Silva, da empresa Satinskin, detentora das marcas, revela que levarão a Milão “uma plataforma de atendimento online, novas bases e diferentes opções comerciais”.

Veterana nas participações na Milano Unica, a Lemar, que tem no mercado italiano uma fatia muito significativa do seu volume de negócios, mostra-se entusiasmada com a edição de fevereiro de 2022. “O sector demonstra vontade de voltar à normalidade e reativar a sua atividade. Os cenários online são importantes, mas complementares numa lógica em que o sensorial ainda é o principal diferenciador”, defende Rita Fonseca que levará a Milão a maior e mais abrangente coleção de tecidos sustentáveis produzida na Lemar onde tanto o poliéster e a poliamida reciclados como às novas opções biodegradáveis serão “as estrelas da estação”.

Criatividade é, na opinião de Dolores Gouveia, Marketing and Design Manager da RDD, uma das chaves das participações regulares na Milano Única. “Sempre muito positivo, dado que conseguimos apresentar malhas criativas – um critério fundamental para este mercado – e simultaneamente sustentáveis, o que agrada às marcas que pretendem posicionar-se como influenciadoras”, defende Dolores Gouveia.

Nesta regresso a Milão, a RDD levará uma gama de novos produtos em que se destacam “os desenvolvimentos com Lyocell Bamboo, Seacell, Laranja, Ananaz e Banana, bem como, as misturas de artificiais de nova geração com o Linho ou o Cânhamo.”, assim como a gama circulose, uma fibra regenerada produzida com base em desperdícios de algodão, e a nova coleçãoo RDD x Valérius 360.

A participar no certame pela segunda edição consecutiva, a Fitecom considera a Milano Única “uma porta direta de entrada no mercado Italiano, nomeadamente para o nosso segmento de mercado médio alto. É também uma montra importante para os mercados Asiáticos, bem como para os nossos mercados tradicionais”. As palavras são de João Carvalho, CEO da Fitecom, que apresentará no certame tecidos nobres elaborados com fibras naturais e biodegradáveis, assim como uma gama de fibras sintéticas recicladas.

A participação das empresas PME portuguesas na MILANO ÚNICA é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 11.042.311,82 €, dos quais 6.065.501,91 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Financiamento