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PORTUGAL MOSTRA-SE REVIGORADO NA MILANO ÚNICA

Albano Morgado, Anbievolution, Fitecom, Lemar, Modelmalhas e RDD são as empresas PME’s que integram a comitiva FROM PORTUGAL a marcar presença na próxima edição da Milano Única, agendada para 6 e 7 de julho na capital da moda italiana, às quais se juntam ainda as portuguesas Paulo de Oliveira, Penteadora, Tessimax, Riopele, TMG e Somelos.

O regresso às feiras físicas é vivido com entusiasmo pela comitiva portuguesa que regressará a Itália nos dias 6 e 7 de julho para a 33ª edição da reputada feira internacional Milano Única. É o caso da Riopele que admite “uma enorme vontade seja da nossa parte como dos clientes em retomar o contacto físico”, avança Rita Fortes, Sales Manager da empresa. “Prometemos surpreender, na coleção principal como na área da sustentabilidade” acrescenta ainda Sales Manager da Riopele que, dado o contexto pandémico, espera atender fundamentalmente clientes italianos.

A sustentabilidade é também uma das chaves da Anbievolution que aponta as vantagens das feiras físicas “porque o cliente tem contacto direto com os nossos materiais - podendo ver a qualidade do produto - mas também pessoalmente temos maior probabilidade de transmitir credibilidade ao cliente”, considera André Andrade, gerente da empresa lusa. “Esta feira é sempre escolhida por nós pois consideramos ser uma das melhores feiras que existe e em que temos sempre bons resultados todos os anos”, considera.

De carácter altamente inovador é com otimismo que a Fitecom encara a presença na Milano Única considerada por João Carvalho, administrador da empresa “uma feira de referência no mundo da moda, que já atrai clientes de vários países”. O administrador da Fitecom explica ainda que “o tipo de produto da Fitecom destina-se principalmente ao mercado da moda de gama média/alta, pelo que é bastante difícil a sua apresentação em termos digitais uma vez que o toque e o cair são factores muito importantes na diferenciação”, reforçando as virtudes dos formatos presenciais.

Mercado italiano, mas também países do norte e do leste da Europa, bem como clientes do Japão são aguardados com expectativas pela Albano Morgado na 33ª edição da Milano Única. “A presença em feiras físicas continua a ser fundamental apesar de, dado o contexto, estarmos também a finalizar o nosso catálogo digital para que possamos chegar a todos os clientes”, revela Belmira Rodrigues da empresa Albano Morgado que levará a Itália uma linha reforçada de lãs sustentáveis.

Quem também se assume “claramente otimista” é John Gomes, comercial da ModelMalhas que regressa a Itália com as suas quatros linhas de produto: Advanced (têxteis técnicos), Essential (básicos), Fancy (malhas de moda e pormenores) e Premium (seleção de produtos). “Itália representa cerca de 20% das nossas exportações pelo que é um mercado muito relevante para nós, mas também esperamos encontrar clientes do Norte da Europa e de alguns países de leste”, adiciona.

O mesmo leque de clientes é esperado no stand da Penteadora que relembra a importância das feiras físicas nas “relações comerciais (...) onde o comportamento corporal dá informações importantes sobre o interlocutor e sobre a forma como percepciona a mensagem. A retoma das feiras proporciona também uma percepção de regresso ao “normal” que é importante para uma maior disposição para a compra/venda e libertar o stress de mais de 12 meses de confinamento”, aponta António Teixeira, administrador da empresa. Para Itália a Penteadora levará “uma larga oferta em tecidos de teia e trama com certificação GRS, destinados a fato e casaco. Tecidos sobretudo elásticos que conferem o desejado conforto e sensação de liberdade”, remata.

Presença habitual na Milano Única a LEMAR admite que esta é “uma feira de referência no contexto em que se insere. Uma atmosfera criativa aliada à sua capacidade de estimular novas tendências refletem o espírito desta feira”, resume Filipe Salgado, Italian market manager. “Para a Milano Única trazemos a maior e mais abrangente coleção de tecidos sustentáveis produzida na Lemar onde o poliéster e a poliamida reciclados como às novas opções biodegradáveis serão sem dúvida as estrelas da estação”, revela ainda Filipe Salgado que espera encontrar fundamentalmente clientes do mercado italiano.

A participação das empresas portuguesas PME na Milano Unica é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 11.042.311,82 €, dos quais 6.065.501,91 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Financiamento