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PORTUGUESES ECO-FRIENDLY EM LILLE

Albano Morgado, Lurdes Sampaio, San Martin e Troficolor

Lãs e linhos orgânicos, simples ou estampados, e denim red selvage são apenas algumas das propostas inovadoras que as empresas portuguesas Albano Morgado, Lurdes Sampaio, San Martin e Troficolor apresentam nesta edição da Tissu Premier.

A feira francesa, que se realiza em Lille nos dias 1 e 2 de Setembro, conta assim com uma delegação de quatro empresas portuguesas apoiadas pela Associação Selectiva Moda no âmbito do projecto de internacionalização apoiado pelo Qren.

Nesta edição, a Albano Morgado SA, apresenta para o Outono-Inverno 2011/2012 uma colecção absolutamente renovada, misturando um estilo moderno, clássico e trendy, onde «a lã, fibra por excelência, tem e terá um lugar fulcral no nosso universo têxtil», revela Baltazar Lopes, director comercial da empresa. «Reinterpretámos várias linhas: “Bambini”, onde as crianças são a base da inspiração; “Ecolife”, para continuar a nossa pegada ecológica; os clássicos sublimes e distintos em 100% lã para homem; tecidos glamourosos para senhora, chiques sublimes de toque distintos onde as fantasias ganham corpo e cor», enumera. Além disso, a Albano Morgado apresenta ainda gamas tradicionais, com propostas variadas, para looks urbanos em tartan’s e críquetes em cores flashy.

Na Lurdes Sampaio, os orgânicos, com novas construções 100% lã orgânica e 100% linho orgânico estão em destaque, assim como as propostas de impressões digitais sobre malhas de misturas de base lã ou linho. A empresa apresenta ainda as suas malhas com misturas lã/viscose, viscose/caxemira, viscose/angorá, lã seda e ainda lã merino mercerizada. «Estamos expectantes em relação à feira. A organização recolocou o Fórum Orgânico, que acredito que será uma mais-valia, onde temos um vestido em malha de linho desenvolvido por uma estilista inglesa, estudante da University of Creative Arts, de Rochester», explica Paulo Pereira, director de I&D.

Já a Troficolor, presente pela segunda vez em Lille, aposta nos denims super-stretch e “red selvage”, um denim peculiar produzido em teares antigos. «A nossa primeira edição correu muito bem e esperamos o mesmo com esta. A feira é muito frequentada por belgas e holandeses, o que já nos abriu portas em Janeiro, e, por isso, as expectativas são boas», conclui Flávio Dias, director de marketing da Troficolor.

A participação das empresas portuguesas na Tissu Premier está inserida num vasto programa de acções externas que a Associação Selectiva Moda, formada pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, vai promover em 2010 para ajudar as empresas da fileira moda portuguesa no seu processo de internacionalização. O projecto engloba 49 acções distribuídas pelos cinco continentes. Para além da Tissu Premier, as empresas de tecidos que integram o projecto From Portugal marcarão presença também em certames tão reputados como a Première Vision, em Paris, Moscovo e Tokyo, a Milano Única e a Globaltex

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