Associação Selectiva Moda vania@selectivamoda.com
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

Moda From Portugal marca tendências na Momad Madrid

É a grande feira espanhola de moda e vestuário e Portugal surge como um dos protagonistas. O design e a indústria portuguesa têm presença destacada na Momad Madrid, de 6 a 8 de fevereiro, com uma forte comitiva de marcas From Portugal a apresentarem um vasto leque de novidades ao público internacional

CONCRETO – CRISTINA BARROS – CHRISTINA FÉLIX – KALISSON|BAGORAZ|LE CABESTAN – KITESS – LOCO LUXO – MALOKA|PAUL BRIAL|G’OZE – MARITA MORENO – PHILOMENA – SCUSI - SKULK

Da moda clássica ao streetwear, do vestuário de cerimónia ao beachwear, do calçado aos acessórios, a indústria portuguesa volta a mostrar em Madrid como é parte essencial das principais tendências internacionais de moda. De 6 a 8 de Abril, a moda e o design Made in Portugal marcam presença destacada na Momad, a principal feira espanhola do sector, onde são esperados mais de 15 mil profissionais, entre designers, compradores, empresários e jornalistas. 

Concreto, Cristina Barros, Christina Félix, Kalisson|Bagoraz|Le Cabestan, Kitess, Loco Luxo, Maloka|Paul Brial| G’OZE, Marita Moreno, Philomena, Scusi e Skulk compõem a vasta comitiva From Portugal, que participa na feira madrilena com o apoio da Associação Selectiva Moda, à qual se junta ainda a presença da Lion of Porches. Com a garantia de poderem vir a fechar novos contactos e acordos no mercado internacional, as marcas portuguesas procuram destacar-se pelo arrojo nas propostas e pela apresentação de um vasto catálogo de novidades. 

Este evento tem um grande relevo em termos de moda. Vamos estar presentes sobretudo para dar apoio aos nossos parceiros que estão no terreno, criando mais valia para a marca e para a sua notoriedade”, começa por explicar José Brito, representante da Scusi. Especializada em moda feminina, a marca de Barcelos vai lançar novos modelos e tem inclusivamente já marcadas reuniões com compradores destacados. “Temos expectativas optimistas pois temos vindo a crescer muito gradualmente no mercado espanhol e temos um parceiro local que tem feito um trabalho muito sólido”, acrescenta o representante da empresa.

A Skulk vai também apresentar uma nova colecção, com objectivos comerciais bem definidos. “A presença da Skulk nesta edição da Momad, vai ser voltada principalmente para a apresentação da nossa colecção, para investidores e compradores de lojas multi-marca, bem como para investidores que queiram apostar no programa de Franchising”, explicam Vasco Oliveira e Orlando Maciel, sócios-gerentes da Pura Alternativa, a empresa detentora da marca. Especializada em urban wear, a Skulk está focada na nova linha Outono/Inverno 2020/21, que é vista pela marca como uma das “mais icónicas de sempre”. “Será muito bom expor e divulgar a qualidade de produtos feitos em Portugal num palco internacional”, concluem os representantes da empresa.

“Espanha é o nosso principal mercado, e o nosso objectivo é intensificar a nossa presença neste país”, explica Marcial Martins, representante da Christina Félix, marca premium de moda para mulher. Também com uma nova colecção de Inverno – os casacos são um dos principais ícones da marca – a equipa da Christina Félix tem já reuniões agendadas com compradores locais e espera vir a aumentar o volume de vendas para Espanha.

As expectativas estão também em alta no stand da Marita Moreno. No ano passado – a primeira vez que participou no evento – a marca foi galardoada com o prémio “Moda, Sustentabilidade e Negócios”, entregue pela organização da feira, e este ano o grande desafio será manter a rota ascendente. “Os holofotes estarão na nossa marca, por causa do prémio”, resume Marita Setas Ferro, CEO e designer da marca. “A coleção apresentada será de FW2021 que tem como inspiração ‘O significado da vida e a crença na humanidade’”, anuncia a responsável pela marca. Com este ponto de partir, a Marita Moreno vai apresentar uma nova colecção de bolsas, mochilas, sapatos, sapatilhas e outros acessórios, produzidos sobretudo com materiais sustentáveis, como a cortiça, o pinatex (obtido a partir de folhas de ananases) a microfibra reciclada e o bio-couro

A participação das empresas portuguesas na Momad é uma iniciativa da Selectiva Moda e da ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 11.042.311,82 €, dos quais 6.065.501,91 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Financiamento