Associação Selectiva Moda vania@selectivamoda.com
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

Têxteis nacionais apostam nas exportações e levam novidades a Munique

A indústria têxtil nacional vai fazer-se representar na Munich Fabric Start, entre os dias 29 e 31 de Janeiro, com uma forte delegação de empresas. Conquistar novos clientes e levar a produção nacional cada vez mais longe é o principal objectivo de toda a comitiva

A. SAMPAIO - ALBANO MORGADO – ANBIEVOLUTION – CITEVE - J. AREAL - LA ESTAMPA - LUIS AZEVEDO - LURDES SAMPAIO - M.M.R.A. - MAGMA TÊXTIL - MODELMALHAS - OTS by OTOJAL GROUP – RDD - SAMOFIL TÊXTEIS - SANMARTIN - SATINSKIN TÊXTEIS - SIDÓNIOS MALHAS – TEXSER - TINTEX TEXTILES - TRIMALHAS 

Nos próximos dias 29 a 31 de Janeiro, Portugal vai levar à Munich Fabric Start uma forte comitiva de empresas dos vários sectores da indústria têxtil e de vestuário. Em Munique, na Alemanha, os industriais portugueses vão mostrar a sua oferta de produtos, sempre com o objectivo de aumentar o volume de exportações deste sector, que já representa 10% de toda a exportação nacional.

A.Sampaio, Albano Morgado, Anbievolution, Citeve, J.Areal, LA Estampa, Luís Azevedo, Lurdes Sampaio, M.M.R.A., Magma Têxtil, Modelmalhas, OTS by Otojal, RDD, Samofil, Sanmartin, Satinskin Têxteis, Sidónios, Texser, Tintex e Trimalhas são as empresas que embarcam na comitiva “From Portugal” que estará presente na Alemanha com o apoio da Selectiva Moda. Na feira estará também representado o CITEVE, centro de investigação da indústria têxtil, com um showcase de artigos sustentáveis.

Ao longo dos três dias de evento, a comitiva portuguesa vai ter oportunidade de contactar com compradores internacionais, oriundos um pouco de todo o mundo. A feira, que decorre duas vezes por ano, conta habitualmente com mais de 20 mil visitantes profissionais, dos mais variados sectores da indústria têxtil e de vestuário.

Esta é assim uma oportunidade ímpar para os portugueses darem novos passos nos mercados externos. “É uma feira conceituada e de renome” resume Cláudia Faria, representante da Magma Têxtil, uma das empresas presentes. A participar pela primeira vez no evento, a têxtil de Barcelos vai apresentar uma selecção de artigos de malha, principalmente com o objectivo de atrair clientes dos grandes mercados europeus, como a  Alemanha, a França e a Inglaterra.

Também a Albano Morgado faz pontaria ao mercado alemão e parte para Munique com expectativas reforçadadas. “Vamos apresentar tecidos para vestuário exterior homem senhora e criança em várias matérias primas” explica Baltazar Lopes, Chief Comercial Officer da empresa.

Os mercados maduros são os destinos mais procurados pelas têxteis nacionais, que apostam essencialmente em produtos de gama alta. “A Alemanha é um mercado que prima por produtos diferenciados, inovadores e com um valor acrescentado” exemplifica Sara Pimenta, representante comercial da Anbievolution. Na feira, a empresa de Santo Tirso vai apresentar uma vasta selecção de malhas circulares, desde jerseys a felpas italianas e americanas.

Nesta delegação, Portugal vai procurar afirmar-se como um dos países mais desenvolvidos na área dos têxteis ecológicos. “Vamos apresentar produtos com linhas sustentáveis, recicladas, orgânicas e biodegradáveis” afirma Conceição Sá, administradora da empresa Lurdes Sampaio, cuja oferta de produtos é composta por 60% de malhas sustentáveis.

Neste campo, também a RDD Textiles vai apresentar novidades. “Um dos valores da empresa é a sustentabilidade que atravessa todo o processo, ou seja, começando no sourcing de matérias-primas, passando pelo design, desenvolvimento e produção até ao produto final” explica Elsa Parente, Business Manager da empresa

Também a Tintex, outra das empresas presentes, tem-se destacado a nível internacional pela aposta em soluções mais sustentáveis. Depois de ter sido reconhecida pela ética ambiental na Première Vision, em Paris, e na ISPO, também em Munique, a empresa de Vila Nova de Cerveira mantém a aposta na sustentabilidade e leva uma apresentação variada de artigos ecológicos à Munich Fabric Start.

Também focado numa moda cada vez mais sustentável, o CITEVE vai estar presente na feira como uma demonstração de 6 coordenados do Green Circle, o projecto que desafia estilistas nacionais a desenharem novas peças com produtos ecológicos de empresas portuguesas. No mesmo espaço serão ainda apresentados alguns desenvolvimentos na área dos Smart Textiles.

Mas há mais empresas portuguesas a expor nesta feira como: 6 Dias, Adalberto Estampados, Carvema Têxtil, Fitecom, João & Feliciano, Paulo De Oliveira, Penteadora, Riopele, Somelos Tecidos, Tessimax Lanifício, Vilarinho e Vilartex.

A participação das empresas portuguesas na Munich Fabric Start é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 12.571.412,64 €, dos quais 6.932.663,71 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.”

Financiamento