Associação Selectiva Moda vania@selectivamoda.com
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

Design Português mostra-se em Milão

Entre os próximos dias 25 e 28 de Janeiro, decorre em Milão mais uma edição da Homi Milano, uma das principais feiras europeias de decoração e lifestyle. Portugal sobe a palco com uma selecção de marcas que prometem mostrar como o design nacional é criativo, inovador e contemporâneo.

DEVILLA - LABORATÓRIO D'ESTÓRIAS - LASA HOME - LITTLE NOTHING - PÁSSAROS DE SEDA - TÊXTEIS ÍRIS

 

Dos têxteis-lar à cerâmica, do artesanato à joalharia, a presença de Portugal vai fazer-se notar nos vários sectores da Homi Milano, um dos principais eventos internacionais de decoração e lifestyle. Em Milão, as marcas nacionais de decoração e lifestyle vão apresentar as suas mais recentes colecções, com o objectivo claro de conquistar novos clientes e distribuidores.

Devilla, Laboratório d’Estórias, Lasa Home, Little Nothing, Passáros de Seda e Têxteis Íris são as empresas que integram a comitiva “From Portugal” da Associação Selectiva Moda. O projecto de promoção nacional vai estrear-se na feira de Milão, na expectativa de levar este grupo de marcas a darem novos passos no processo de internacionalização.

Durante os quatro dias de evento, são esperados na feira mais de 50 mil visitantes, maioritariamente italianos, mas também oriundos dos restantes mercados europeus e de regiões emergentes como a Ásia e o Médio Oriente. Para além de compradores e agentes comerciais, o certame é também ponto de encontro para designers, bloggers e jornalistas internacionais.

A feira destaca-se acima de tudo pelo estilo de apresentação e pela selecção cuidada que faz dos expositores. “Trata-se de um conceito de feira inovador dedicado às pessoas, seus estilos de vida e seus espaços” explica Inge Van Staeyen, agente comercial da B.Sousa Dias, empresa têxtil que vai marcar presença em Milão com a apresentação da sua marca Devilla, especializada em mantas e toalhas de banho e mesa. No sector dos têxteis-lar, as cores nacionais estarão também representadas pela Lasa Home e pela Têxteis Íris.

No espaço “Sperimenta” dedicado a marcas de design e lifestyle, Portugal estará representado pela Laboratório D’Estórias, marca portuguesa de objectos em cerâmica. “A nossa coleção é composta por peças contemporâneas e ao mesmo tempo carregadas de estórias com história. Nesta edição da Homi o destaque será dado, a uma nova peça - uma ave” adianta Carmen Ramalho, representante da marca.

Já no espaço da Joalharia, Portugal estará representado pela Little Nothing e pela Passáros de Seda.

Da autoria da artista Paula Castro, o projecto Little Nothing espera destacar-se pela apresentação de uma nova colecção de peças, produzidas em prata e plaqueado a ouro. “Havendo em Itália uma cultura da joalharia artística e contemporânea com um bom desenvolvimento, espero encontrar potenciais clientes receptivos ao tipo de trabalho que irei apresentar”, afirma a autora.

Já a Passáros de Seda vai apresentar novas peças de bijuteria em cerâmica. “São coleções temáticas, de peças únicas, todas feitas à mão no nosso atelier” adianta Maria João Cravo, responsável pela marca, que espera ultrapassar o sucesso da última edição, onde teve a oportunidade de contactar com vários clientes italianos.

A participação das empresas portuguesas na Homi Milano é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 12.571.412,64 €, dos quais 6.932.663,71 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.”

Financiamento