Associação Selectiva Moda vania@selectivamoda.com
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

Portugal na Berlim Fashion Week com exemplos de moda e sustentabilidade

A indústria nacional vai à Berlim Fashion Week, entre os dias 15 e 17 de janeiro, com um objetivo bem definido: mostrar que design e sustentabilidade são conceitos compatíveis e as bases para a moda do futuro.

GREEN CIRCLE – AVERSE - GREEN BOOTS

Entre os dias 15 e 17 de janeiro, Portugal sobe ao palco da Berlim Fashion Week, uma das mais importantes semanas de moda e design da Europa. No evento, a indústria nacional vai dar provas da revolução ecológica e inovadora que muitas empresas portuguesas estão a protagonizar.

Na Neonyt Trade Fair, uma das zonas especializadas da Berlim Fashion Week, as cores nacionais estarão representadas por um showcase de moda sustável intitulado “Green Circle”. Apresentado no último Modtissimo, e agora pela primeira vez no estrangeiro, a exposição conta com modelos desenhados por grandes nomes da moda nacional e produzidos a partir de materiais sustentáveis de empresas portuguesas.

O nosso objectivo é demonstrar que sustentabilidade é moda” reitera Paulo Gomes, curador do espaço. Para isso serão apresentados 19 coordenados, da autoria de criadores reconhecidos como Ana Salazar, Maria Gambina, Alexandra Moura e Manuel Alves. Cada uma das peças foi produzida em parceria com uma empresa do sector têxtil, que forneceu aos estilistas materiais orgânicos ou reciclados.

Este será o primeiro contacto fora de Portugal” explica o curador, salientando que o momento será também marcado pela apresentação da revista “Green Circle Mag”, criada com o objectivo de divulgar o trabalho feito entre empresas e estilistas.

Sampaio, Burel, Filasa, Joaps, Lemar, Lipaco, LMA, Lurdes Sampaio, NGS, RDD Textiles, SMBM, Tapa Costuras, Têxteis António Falcão, Penedo, Tintex e Troficolor
são as empresas que estarão representadas no espaço, que é promovido em parceria pela Associação Selectiva Moda e pelo Citeve.

Para além do Green Circle, Portugal conta ainda com a presença da Averse, uma nova marca de streetwear, com um estilo moderno e casual, muito pautado pelas inspirações do mundo da música e das artes. Enquadrada no espaço “Show and Order” da Berlim Fashion Week, a Averse vai apresentar a sua nova colecção Outono/Inverno. E ainda na feira XOOM a empresa Green Boots.

A participação das empresas portuguesas na Berlim Fashion Week é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto “From Portugal” é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 12.571.412,64 €, dos quais 6.932.663,71 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.”

Financiamento