Associação Selectiva Moda vania@selectivamoda.com
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

TÊXTEIS PORTUGUESES À CONQUISTA DA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

É no centro nevrálgico da indústria automóvel, em Estugarda, que decorre a Automotive Interiors Expo, entre os dias 5 e 7 de junho, e na grelha de partida estará uma forte delegação do sector têxtil português Borgstena Textile Portuga - Carlom - Coltec - Endutex - ERT Têxtil Portugal – INEGI - Lipaco - LMA - MCS Textile Solutions – SEDACOR - Simoldes - Têxtil António Falcão - TMG Automotive, e ainda inclui o CITEVE e o CeNTI.

Trata-se da maior feira internacional de interiores para automóveis e as expectativas para esta edição estão especialmente em altas, depois de, em 2017, a Automotive Interiors ter contado com o número recorde de 130 expositores e mais de 2000 visitantes profissionais. Este ano voltarão a estar presentes os maiores nomes da indústria automóvel e, ao longo dos 3 dias de certame, serão apresentadas as últimas novidades em termos de materiais, sistemas e tecnologias.

 

A comitiva portuguesa parte para Estugarda com o objectivo de conquistar a pole position neste mercado especializado, onde tem vindo a conquistar terreno. O segmento dos interiores de automóvel tem sido aquele em que a indústria têxtil portuguesa tem apresentado maior crescimento, através da integração de materiais de elevado valor acrescentado e com propriedades diferenciadas.

 

É neste contexto que o CITEVE e o CeNTI, com o apoio do Cluster Têxtil Tecnologia e Moda organizam um “Showcase From Portugal”, criando uma montra para dar a conhecer a grande diversidade de produtos tecnológicos produzidos em Portugal e por empresas portuguesas. Neste espaço, serão apresentados materiais emissores de luz e camaleónicos, auto climatizados, sensorizados e interativos, tecidos revestidos, linhas e diferentes acessórios aplicados a diferentes componentes do interior do automóvel.

 

A participar no certame pelo segundo ano consecutivo, a Carlom Têxtil espera poder repetir a experiência do ano passado. “Em 2017 o saldo foi positivo, geramos novos contactos e reforçamos a imagem da empresa junto dos principais players da indústria automóvel” afirma Daniel Milheiro, representante da empresa. Para este ano as expectativas são semelhantes e a Carlom Têxtil espera aprofundar a sua presença, nomeadamente com a apresentação de malhas Ketten para várias aplicações automóveis.

 

A marcar presença pela primeira vez na Automotive Interiors estará a MCS Textile Solutions, que nos últimos anos tem investido em cerificações e num laboratório próprio para poder abordar o mercado automóvel. André Castro, CEO da empresa, vai a Estugarda com uma vasta gama de produtos técnicos e especializados e espera fazer a diferença pela “capacidade de aconselhamento técnico e a flexibilidade para desenvolver soluções personalizadas”. Para além do fator comercial, o empresário antevê também uma experiência valiosa para o capital humano da empresa: “É uma forma de valorizar os colaboradores do ponto de vista técnico e motivacional e também de se conhecerem as grandes tendências internacionais”.

 

 

A participação das empresas portuguesas na Automotive Interiors Expo, é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 12.118.285,17€, dos quais 6.695.352,55 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Financiamento