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MODA PORTUGUESA EM LAS VEGAS

A Associação Selectiva Moda lidera, mais uma vez, uma comitiva composta por 7 empresas portuguesas, que levam até Las Vegas o melhor da moda nacional! Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do projecto de internacionalização From Portugal.

De 21 a 23 de fevereiro, sete marcas portuguesas de vestuário e calçado marcam presença na primeira edição anual, naquela que é a maior feira norte-americana no sector da moda - Market Week Las Vegas. Esta é uma iniciativa levada a cabo pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal, que coordena a participação lusa neste mercado desde 2004.

As sete empresas portuguesas vão atuar em dois palcos distintos, Mandalay Bay e Las Vegas Convention Center, estando distribuídas pelos diferentes segmentos do certame. 

Babash Design (Project Womens) – Beppi (FN Platform) - Daily Day Men (Stitch) - Daily Day Women (Project) - Inimigo Clothing (Project) - Katty Xiomara (Project Womens/Oasis) - Manmood Suits & Co. ( Project ) – são as sete empresas que compõem a comitiva portuguesa apoiada pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projecto de internacionalização From Portugal.

Em estreia neste certame, a Babash Design escolhe este mercado «facto de estarmos a tentar posicionar o nosso produto no mercado americano, nomeadamente no da Califórnia, pelo que a participação na Women’s Project em Las Vegas nos pareceu uma boa oportunidade», explica Vanessa Garcia-Agulló, criadora da marca. Em exposição estará uma coleção de malas e cintos de senhora, confeccionados a partir de matérias naturais, como pedras e osso, recorrendo à perícia dos artesãos portugueses em áreas tão variadas quanto a sirgaria e a joalharia. «São acessórios jóia que definem uma forma de estar na vida e de olhar para o mundo», acrescenta.
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Também em estreia, na FN Platform, a Beppi apresenta em Las Vegas os novos modelos da sua colecção outono/inverno. «Esta participação será para nós uma experiência, vimos uma oportunidade de a marca estar presente nesta feira com vista á entrada no mercado americano dos nossos produtos e marca», revela Paulo Maia, administrador da empresa.

A Daily Day, também uma estreia em Las Vegas, apresenta a sua colecção Daily Day Women, composta por dois temas, Moon e Fragment. São dois temas fortes e distintos, onde serão apresentados pela primeira vez estampados, reforçando assim a identidade das colecções. O outerwear, também tem uma forte presença nestas colecções. Nos materiais, destaque para a utilização de matérias-primas naturais, como o algodão, linho, algodão texturado, e lã. 

Também a sua coleção Daily Day Men se estreia no certame e estará em exposição na Stitch. Sob o mote Colorful Days, trata-se de uma colecção que se sustenta pelo diversificado painel de cores apresentado, numa matéria-prima única, 100% lã. «A escolha da presença da marca e colecções Daily Day, na feira Magic Las Vegas, deve-se à nossa aposta em mercados de maior escala, como o dos EUA, existindo uma maior possibilidade de negociação e divulgação da marca», indica Filipe Prata, general manager da empresa.

Man Mood Suits & Co é mais uma das estreantes em Las Vegas. Forros estampados em várias peças de vestuário e calçado, apresenta um conceito diferente, dar vida ao interior, discreto por fora e irreverente no interior. Destaque também para os smokings e fatos de festa. «Esta é uma das melhores e mais faladas feiras de vestuário. Queremos apostar no mercado americano e demais países extra Europa. Pretendemos dar notoriedade á nossa marca além-fronteiras, tentando conseguir clientes e distribuidores em todo o mundo», refere Filipe Cerejeira, responsável da marca.

Presença habitual no certame, a marca Katty Xiomara está de regresso à Project Womens após um interregno de 2 anos, tendo na última edição integrado uma área denominada “Oasis”, onde recebeu a nomeação de “Best of Oasis”. «A receção foi boa e nesse contexto optamos por dar continuidade a nossa participação com o intuito de poder capitalizar nesta estação a “nomeação” que nos foi atribuída», revela José Manuel Silva, manager da marca. Apresenta uma coleção no universo misterioso da floresta e das suas criaturas, em todo o dramatismo da noite e na interminável esperança do dia. Na paleta de cores, o preto noite é uma forte base para os brilhos do luar desenhados por tons de branco nacarado e prata estelar. O tom frio do azul noite tocado pela luz e pela sombra, contrasta com os tons quentes das madeiras e folhas. No que diz respeito aos materiais, destaque para os tecidos leves, fluídos, delineados por jacquards e estampados, docemente articulados com rendas e bordados.

A participação destas 7 empresas portuguesas na Market Week Las Vegas, é uma ação do From Portugal 2017, uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O projeto From Portugal 2017 é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, tendo um montante de apoio elegível de 12.422.824,75 €, dos quais 6.815.741,00 € são provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. 

Financiamento