Associação Selectiva Moda vania@selectivamoda.com
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

EMPRESAS NACIONAIS DE BOA SAÚDE

Biodevices e Tricela (Grupo Endutex)

O Vital Jacket da Biodevices e os têxteis revestidos da Tricela (Grupo Endutex) estão presentes na maior feira europeia dedicada ao sector da saúde e cuidados médicos, a Medica Düsseldorf, entre 18 e 21 de Novembro.

As duas empresas participam nesta feira internacional com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projecto de acções internacionais financiado pelo Qren.

A Biodevices, a spin-off da Universidade de Aveiro, vai apresentar o Vital Jacket, a t-shirt que permite a medição contínua de ECG com alta definição através de um sistema não invasivo. O produto inovador mereceu a atenção imediata da organização da feira, já que, «embora haja normalmente uma lista de espera grande para poder estar presente, a nossa candidatura foi imediatamente aceite», revela Luís Meireles, administrador da empresa. A Biodevices fez, por isso, um forte investimento nesta primeira participação. «O Vital Jacket foi recentemente certificado como produto médico e, por isso, o nosso objectivo agora é abrir todo o mercado europeu para a utilização deste produto em ambiente médico, a nossa área de acção», explica Luís Meireles.

Já a Tricela (Grupo Endutex) é uma presença habitual neste certame, onde participa há vários anos. A empresa expõe em Düsseldorf produtos revestidos para protecção de camas e macas para uso hospital, com o objectivo de incrementar os contactos e negócios nesta área. «Este é um nicho de mercado importante para nós, mas difícil de penetrar pelo seu grau de exigência. Consideramos, contudo, que a Medica Düsseldorf é o local privilegiado para nos expandirmos nesta área», revela Maria Elisa Abreu, directora de exportação da empresa.

Com 40 anos de existência (começou em 1969), a Medica Düsseldorf é um dos mais importantes eventos mundiais nesta área, reunindo cerca de 4.000 expositores de áreas como electromedicina/tecnologia médica, tecnologia de laboratório/diagnósticos, fisioterapia/ortopédica, produtos medicinais, tecnologias de informação e comunicação, têxteis, mobiliário médico e gestão de instalações, prevendo-se a visita de mais de 137 mil profissionais.

A presença das empresas portuguesas integradas no projecto Technical Textiles From Portugal na Medica Düsseldorf é a última de um vasto programa de acções externas que a Associação Selectiva Moda, formada pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e pela ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios, levou a cabo durante este ano, com o objectivo de contribuir para a consolidação do processo de internacionalização da fileira moda portuguesa. Para 2010 está já aprovado o programa de acções internacionais, entre as quais se inclui uma nova participação das empresas portuguesas na Medica Düsseldorf.

Financiamento