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"MADE IN PORTUGAL" DO FIO AO VESTUÁRIO

Com fios, malhas, tecidos e vestuário, a oferta Portuguesa na Première Vision Pluriel responde a todas as exigências e desejos da indústria da moda. A atenção ímpar às tendências, qualidade, design e serviço conferem às coleções das próximas estações maior protagonismo em termos de originalidade e exclusividade.

Com fios, malhas, tecidos e vestuário, a oferta portuguesa na Première Vision Pluriel responde a todas as exigências e desejos da indústria da moda. A atenção ímpar às tendências, qualidade, design e serviço conferem às coleções das próximas estações maior protagonismo em termos de originalidade e exclusividade. 

Portugal tem uma das presenças mais fortes nesta edição da Première Vision Pluriel, com 30 empresas a exporem uma oferta completa e única, que abrange diferentes produtos, dos fios aos tecidos e vestuário, mas tendo em comum a arte de bem fazer que os grandes nomes da moda não abdicam de escolher.

Material incontornável em qualquer estação, o denim revela todo o seu esplendor nas novas propostas da Troficolor, preparadas para responder aos mais secretos desejos dos clientes, «dos pesos extremamente leves e delicados, tanto em denim como em prontos a tingir, até aos pesos médios, tão importantes para calças e blusões», enumera o responsável de marketing, Flávio Dias. Em estreia absoluta para a primavera-verão 2015, a empresa apresenta versões leves de 5oz e com mistura de linho na gama Denim Red Selvedge, a que se juntam denims estampados e jacquards, a linha Special Edition, com linhos recobertos com silicone, e malhas Indigo com novas misturas, incluindo seda e linho.

No sector das malhas, longe do epíteto de parente pobre dos tecidos, A. Sampaio & Filhos, LMA, Lurdes Sampaio e NGS Malhas oferecem uma panóplia de soluções com os mais avançados acabamentos e estruturas, perfeita para satisfazer os clientes mais exigentes. «A nossa coleção é bastante ampla, uma vez que inclui três gamas de produtos: moda (Ready to Wear), produtos ambientalmente sustentáveis (Pure Life) e malhas desportivas de elevado desempenho (Sport/Active)», explica João Mendes, administrador da A. Sampaio & Filhos. Em destaque para a estação quente do próximo ano, a empresa propõe misturas de seda, linho e outras fibras naturais, malhas de linho em contracolados, misturas de algodão orgânico com linho e com algodão reciclado e ainda os laminados ultrafinos e malhas elásticas de segunda camada.

Já as produtoras de tecidos Arco Têxteis, Adalberto Estampados, Lemar, Riopele, Somelos Tecidos, Teviz, Living Colours e TMG apresentam coleções leves, em algodão e misturas nobres, onde os tons estivais, quer nas versões lisas, estampadas ou tintas em fio são ideais para seduzir até o mais sofisticado visitante da Première Vision. «Por ser a maior feira internacional do momento, existe a possibilidade de fazer negócios para qualquer mercado do mundo», realça o comercial da Arco Têxteis, Carlos Bacelar. E nas especialistas em lanifícios Albano Morgado, Fitecom, Paulo de Oliveira, Tessimax e Penteadora, as composições de matérias-primas naturais e frescas dão o mote a uma moda que se assume alegre e descontraída, mas nem por isso menos inovadora nas estruturas e nos designs.

A pensar no outono-inverno 2015/2016, por seu lado, a Gierlings Velpor exibe uma coleção que «revela, sobretudo, novas ideias em estamparia digital em veludo e peles sintéticas e uma nova oferta de jacquards em veludo para vestuário, nomeadamente casacos de senhora», desvenda João Teixeira Duarte, diretor comercial da especialista em veludos e pelos sintéticos.

Também uma estação à frente, a Tearfil Textile Yarns promete revolucionar o sector dos fios na Expofil. «A nossa proposta para o inverno 2015 é definida num jogo de cores quentes em contrastes audaciosos, onde as texturas e os toques crepe em mesclados de fibras nobres como lãs finas e caxemiras são os elementos chave diferenciadores», revela a responsável comercial Marla Gonçalves, que considera o salão parisiense «a montra ideal» para apresentar as coleções, permitindo «o contacto direto com designers, decisores e utilizadores».

O vestuário “made in Portugal” está igualmente bem representado na Première Vision, dentro da área Knitwear Solutions, destinada aos artigos em malha retilínea, onde a A. Ferreira & Filhos e a Orfama têm como objetivo dar seguimento aos contactos já estabelecidos em edições anteriores. «A coleção que vamos apresentar é sobre “a inovação”, desafiando os padrões de funcionalidade com estruturas jacquards inovadoras e acabamentos visuais diferenciados. Os modelos foram construídos com fios de lãs ultrafinas e misturas de caxemira para privilegiar o toque, que cada vez mais é um fator de diferenciação no ato da compra», afirma António Cunha, sales area manager da Orfama.

Já no salão Zoom, dedicado à subcontratação de vestuário, têxteis-lar e acessórios de moda de gama média/alta na região Euromed, Madagáscar e Maurícia, a indústria de confeção lusitana está em destaque com a A.J. Gonçalves, Collove, Dielmar, Intecol, Goucam, Miguesana/JVP, Picos, Raith e Squarcione. Especialista nos segmentos de homem e senhora, a Goucam propõe aos potenciais clientes duas soluções distintas: «formal, com fatos clássicos e sobretudos para homem, e outra completamente desestruturada, com detalhes em pele», indica o diretor comercial Henrique Gândara. 

No sector dos collants, por sua vez, a Collove, que tem como «objetivo principal a angariação de novos clientes», realça a «estamparia digital» como novidade entre as suas novas propostas, refere a gestora Mónica Morais, enquanto a Intecol, que tem «boas expectativas» para a «abertura de novos mercados», revela Célia Macedo, destaca as suas competências na produção «collants para uso diário, privilegiando a suavidade e o conforto», a que se soma a capacidade de desenvolver «produtos de moda baseados nas mais recentes tendências de cores e padrões, como collants sublimados», acrescenta a administradora.

A participação destas empresas portuguesas na Première Vision Pluriel, de 18 a 20 de fevereiro, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (Qren), no âmbito do projeto From Portugal. Para 2014, este projeto engloba um conjunto de mais de 65 ações internacionais, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América –, num investimento total de 9 milhões de euros.

Financiamento