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LUXO PORTUGUÊS ENLAÇA ITÁLIA

Nove empresas portuguesas estão em Milão para mostrar que rendas, tecidos e lanifícios vão dar corpo aos outfits de luxo das principais marcas de moda italianas e internacionais na primavera-verão 2015.

Nove empresas portuguesas estão em Milão para mostrar que rendas, tecidos e lanifícios vão dar corpo aos outfits de luxo das principais marcas de moda italianas e internacionais na primavera-verão 2015.

Paulo de Oliveira, Penteadora, Tessimax (na Ideabella), Albano Morgado, Lemar, Riopele e Sanmartin (na Moda In) e Arco Têxteis e Somelos Tecidos (na Shirt Avenue) são as empresas portuguesas presentes na feira de tecidos Milano Unica, com propostas de qualidade que prometem aquecer a estação estival do próximo ano.

Os lanifícios, frescos e leves, da Paulo de Oliveira, Penteadora, Tessimax e Albano Morgado colocam a lã em destaque nesta estação quente que, erroneamente, muitos pensam não ser a desta matéria-prima por excelência. «Vamos apresentar artigos com um look muito casual em misturas de lã/algodão, indicados para tingimento pós-confeção», desvenda António Teixeira, diretor de vendas da Penteadora. «Em termos de paleta de cores, a coleção é sobretudo pontuada por tons de cinzento, azul-claro e vermelho», acrescenta. Trunfos para vencer num mercado italiano «de onde saem as grandes tendências mundiais» e numa feira que é «uma plataforma reconhecida mundialmente, sobretudo nos artigos de homem», sublinha o diretor de vendas da Penteadora, expositora de referência no exclusivo espaço da Ideabiella.

Já na camisaria, as tendências em voga são ditadas pelas novas coleções da Riopele, Arco Têxteis e Somelos Tecidos, três dos principais nomes do sector na Europa. Luxo acessível dá o mote às propostas da Riopele para a primavera-verão 2015. Tecidos duplos, jacquards e tweeds estivais são alguns dos pontos fortes da oferta da empresa, com coleções «sempre focadas nas últimas tendências no que respeita a novos materiais e cores, não esquecendo o nosso core business: PVL - poliester cerâmica/viscose/elastano», revela a diretora comercial Rita Fortes. Presente em vários mercados, para onde exporta 98% da sua produção, a Riopele tem em Itália «um dos países onde estamos presente com bastante importância, sempre em clientes segmento médio/alto», como por exemplo Giorgio Armani, realça a diretora comercial.

A Arco Têxteis, por seu lado, exibe «artigos onde imperam a leveza e a frescura, com cores muito alegres – água, piscina, lagoa, mar. Os fios são finos para um maior conforto e qualidade e os desenhos são “plácidos” e bem definidos», refere o comercial Manuel Rodrigues. «Itália continua a ser um mercado fundamental para a Arco Têxteis. Para além disso, concentra sempre compradores de outros países limítrofes que posteriormente não se deslocam a outras feiras», explica.

A oferta portuguesa é complementada com as rendas da Sanmartin, preferidas pelas casas da alta-costura e da moda nupcial, e os irreverentes tecidos para moda balnear, e não só, da Lemar, incontornáveis para atores com papel principal no beachwear como é o caso da Vilebrequin.

A participação destas empresas portuguesas na Milano Unica, de 11 a 13 de fevereiro, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (Qren), no âmbito do projeto From Portugal. Para 2014, este projeto engloba um conjunto de mais de 65 ações internacionais, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de 9 milhões de euros.

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