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TECIDOS PORTUGUESES EXIBEM-SE EM MUNIQUE

Com uma representação de 18 empresas Portuguesas, em mais uma iniciativa apoiada pela Associação Selectiva Moda, a Munich Fabric Start continua a ser um certame incontornável no plano internacional de expansão das empresas nacionais. A indústria têxtil reúne-se em Munique durante três dias, 4 a 6 de fevereiro, para apresentar as mais recentes inovações e tendências para a Primavera/Verão 2015. Em destaque estarão os brilhos, as cores, as texturas e a inovação made-in Portugal.

Com uma representação de 18 empresas Portuguesas, em mais uma iniciativa apoiada pela Associação Selectiva Moda, a Munich Fabric Start continua a ser um certame incontornável no plano internacional de expansão das empresas nacionais. A indústria têxtil reúne-se em Munique durante três dias, 4 a 6 de fevereiro, para apresentar as mais recentes inovações e tendências para a Primavera/Verão 2015. Em destaque estarão os brilhos, as cores, as texturas e a inovação made-in Portugal.

O mercado alemão continua a ser bastante apetecível para as empresas de tecidos made-in Portugal, a prova disso está no aumento significativo da participação lusa a cada edição da Munich Fabric Start. Esta edição, que se realiza de 4 a 6 de Fevereiro, não será excepção, estando presente uma comitiva Portuguesa composta por 18 empresas – A.Sampaio&Filhos – Adalberto Estampados – Arco Têxteis – Gierlings Velpor – Lemar – Living Colours – NGS Malhas – Paulo de Oliveira – Penteadora – Riopele – Samartin – Somelos Tecidos – Teviz by Polopique – Tessimax – Texser/A Textil Serzedelo – TMG Textiles – Troficolor – Vilartex – integrada numa iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projecto de internacionalização From Portugal. 

Presença habitual neste certame, a Riopele, tem vindo a apostar bastante neste mercado. «Temos apostado nesta feira e neste mercado de uma forma muito consistente e com a envolvência de mais elementos e mais meios. O mercado alemão é para nós um mercado prioritário e a Munich Fabric Start, apresenta-se como o evento ideal para juntar a quase totalidade dos nossos clientes e lhe podermos dar a conhecer as nossas colecções», explica José Carlos Ortigão, sales area manager, da empresa. «Durante os meses de Dezembro e Janeiro, não fizemos uma aposta muito forte na apresentação de pré-colecções, como tal, estamos com fortes expectativas para a apresentação da colecção SS15», acrescenta. Sports Deluxe, Modern Romance e Nature Girl, são as linhas em destaque nesta colecção SS15 da Riopele. Esta última, caracteriza-se por influências orgânicas naturais, que são reflectidas em composições de algodão e tencel. A gama de cores desta linha evolui em volta de tons naturais, com toques de brilhos e cores intensas, quer de forma sólida, quer em padrões e jacquards. 

Também para a Somelos, esta é uma feira com uma importância acrescida. «Somelos exporta para Alemanha, Suiça e Austria, ou seja, todos os paises de lingua alemã estao representados nesta feira de Munique, o que a torna importante para nós», indica Sofia Sampaio, comercial da empresa. 
Tecidos para camisaria de homem, senhora e criança, serão os destaques em exposição. 

Na sua segunda participação, a Vilartex, uma coleção composta por artigos básicos, mas também fantasias, orgânicos, técnicos e funcionais, assim como malhas com acabamentos específicos. 

O denim made-in Portugal estará duplamente representado pela Troficolor, uma vez que a empresa Portuguesa estará também presente na Blue Zone. Da colecção destaque para as novidades na gama Denim Red Selvedge

Considerada uma das principais feiras internacionais de tecidos e acessórios, a Munich Fabric Start realiza-se duas vezes por ano e conta com cerca de 900 expositores de todo o mundo. Para a abertura de temporada são esperados cerca de 20 000 visitantes. 

A participação das empresas portuguesas na Munich Fabric Start, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (Qren), no âmbito do projeto From Portugal, faz parte de um conjunto de mais de 65 ações internacionais previstas para 2014, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de 9 milhões de euros.

Financiamento