Associação Selectiva Moda vania@selectivamoda.com
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

RUSSOS ELEGEM TECIDOS PORTUGUESES

As empresas portuguesas A Penteadora, Living Colours, Paulo de Oliveira e Tessimax mostraram ao mercado russo as propostas de tecidos inovadores e ecológicos, afirmando o nome de Portugal como o produtor mundial de eleição.

As empresas portuguesas A Penteadora, Living Colours, Paulo de Oliveira e Tessimax mostraram ao mercado russo as propostas de tecidos inovadores e ecológicos, afirmando o nome de Portugal como o produtor mundial de eleição.

As empresas nacionais participaram na última edição da Première Vision Moscou numa iniciativa da Associação Selectiva Moda, com o apoio do QREN, e acolheram milhares de compradores interessados na qualidade, no design e no alto valor tecnológico dos tecidos “made in Portugal”.

A Living Colours assumiu esta feira essencialmente como uma forma de consolidar a sua presença no mercado russo. «Após a abertura da filial Living Colours em Moscovo em 2008, temos uma maior exigência na apresentação das novas colecções no mercado russo», afirmou Hugo Azevedo, responsável comercial. A empresa especialista em tecidos apresentou uma colecção para a Primavera-Verão 2010 voltada para os valores ecológicos, com a aplicação de algodão orgânico, poliéster reciclado e bambu, que conquistou os compradores russos.

De igual forma, Paolo Zantonelli, director comercial da Penteadora, considerou «o balanço positivo». A empresa de lanifícios, pertencente ao grupo Paulo de Oliveira, apostou numa colecção pautada por tecidos leves, à base de poliamidas finas e novas misturas de lã/viscose, assim como por tratamentos exclusivos de termorregulação (Coolpass e Bithermic).

«Trata-se de um mercado importante, emergente, onde as exportações estão a aumentar, e as dificuldades burocráticas têm vindo a ser ultrapassadas lentamente mas com sinais positivos», explicou Sofia Botelho, da Associação Selectiva Moda.

Portugal é um dos principais players europeus da indústria de tecelagem, com as exportações de tecidos a atingirem os 206,72 milhões de euros no primeiro semestre de 2008. Para a Rússia, as empresas portuguesas exportaram um total de 1,99 milhões de euros em tecidos entre Janeiro e Novembro do ano transacto.

A participação das empresas portuguesas na Première Vision Moscou, que decorreu a 11 e 12 de Março, insere-se num vasto programa de acções externas que a Associação Selectiva Moda, constituída pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e ANIL – Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios,está a promover durante o corrente ano, com o objectivo de contribuir para a consolidação do processo de internacionalização da fileira moda portuguesa. O projecto engloba mais de 30 acções distribuídas por três continentes – Europa, América e Ásia – e por cerca de 20 países. Depois de Paris e Moscovo, as empresas de tecidos que integram o projecto “From Portugal” participarão também na próxima edição da Première Vision New York, agendada para 15 e 16 de Julho.

Financiamento