Associação Selectiva Moda vania@selectivamoda.com
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

DESIGN PORTUGUÊS À CONQUISTA DE PARIS

A criatividade dos têxteis-lar e objetos de decoração “made in Portugal” está em destaque nesta edição da Maison & Objet, com artigos de design contemporâneo que combinam inovação e tradição para produzir peças exclusivas e intemporais.

A criatividade dos têxteis-lar e objetos de decoração “made in Portugal” está em destaque nesta edição da Maison & Objet, com artigos de design contemporâneo que combinam inovação e tradição para produzir peças exclusivas e intemporais.

As marcas portuguesas Home Concept, Lona, Têxteis Íris, Darono, Vianatece, Moai e Catari Not Absolut estão em Paris no principal salão dedicado à decoração da Cidade-Luz com propostas onde primam um design sofisticado e materiais de qualidade para bem vestir a casa.

Numa estreia no certame, no hall 6, a Moai e a Catari Not Absolut apresentam acessórios de moda em diferentes materiais. «Para lá do objeto, procurou-se que nele vivesse um pouco do património histórico da Humanidade e de Portugal, como se cada pessoa que use uma peça Catari levasse consigo um pedaço dessa história fantástica», desvenda a designer Catarina Carvalho.

A L3F Design de Interiores, com a marca Darono, participa pela primeira vez neste salão «e as expetativas são elevadas», afirma a administradora Ana Freitas. «Queremos perceber qual a recetividade da marca e dos produtos que criámos. Neste contexto conseguiremos compreender o que mobiliza o consumidor e o que mais o atrai nas nossas peças: o toque, as cores, os materiais ou apenas a curiosidade pelas formas», explica. Uma panóplia de objetos de design está em exposição, para transmitir «a nossa ideologia de que é crucial valorizar os objetos que convivem connosco diariamente em vários espaços», realça Ana Freitas.

A Brandão & Sequeira, por seu lado, apresenta a marca Lona, com uma oferta de sacos, almofadas e uma linha de cozinha produzida tendo como base o tradicional tecido de lona. «Vamos ainda divulgar algumas parcerias que temos nomeadamente na conceção e produção de artigos em grés e uma parceria com o Crere – Museu do Estuque, que nos permitiu desenvolver novos padrões de tecidos e, com eles, fabricar originais produtos», acrescenta o diretor-geral da empresa, Filipe Rodrigues. «Este certame é, para nós, de máxima importância, pois é uma montra por excelência dos nossos produtos para o mundo», sublinha em relação à Maison & Objet.

Já na oferta da Vianatece, presença habitual na Maison & Objet desde 2010, destaca-se a linha Trança, «onde estamos a apresentar uma coleção kids», anuncia o administrador Sérgio Peixoto. A coleção propõe também «quatro cores novas, possíveis em todos os nossos tapetes e almofadas», indica.

Para vestir a mesa, a Têxteis Íris propõe toalhas adamascadas de linho, enquanto para o quarto e banho, a Home Concept apresenta uma oferta coordenada. «Mantendo os brilhantes cetins, os magníficos jacquards, tudo em 100% algodão egípcio penteado, as colchas, os pijamas e os jogos de banho, a coleção convida à criação de um look original, misturando e coordenando os vários itens», explica a brand manager Odília Costa, que aponta igualmente os tons vibrantes e intensos – do prateado e cinzento aos dourados – estampados florais e propostas minimalistas como destaques para o outono-inverno.

A participação destas empresas portuguesas na Maison & Objet, de 6 a 10 de setembro, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (Qren), no âmbito do projeto From Portugal. Para 2013, este projeto engloba um conjunto de mais de 60 ações internacionais distribuídas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América –, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, desde os fios e tecidos ao vestuário aos têxteis técnicos, passando pelos têxteis-lar e decoração.

Financiamento