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PORTUGAL ESTÁ NA MODA

Dez expositores portugueses estão em Paris a mostrar as coleções de moda para a primavera-verão 2014, com propostas de vestuário e acessórios para homem e senhora repletas da criatividade e glamour que caracterizam o design “made in Portugal”.


Da moda de autor ao jeanswear, Portugal apresenta-se na Who’s Next com propostas para a estação quente do próximo ano que seguem as mais recentes tendências internacionais mas que incorporam o cunho estético pessoal dos designers do país.

Luís Buchinho, presença habitual no calendário paralelo da Semana de Moda de Paris, está na Who’s Next pela terceira vez para revelar a sua nova coleção, composta, em 70%, «por vestidos, tanto de dia como de festa», revela o criador. «As nossas expectativas são extremamente elevadas. É uma feira com um grande potencial de negócios e com uma diversidade que nos interessa muito, sobretudo para a promoção de mercados como o americano, o asiático e o árabe», destaca.

Buchinho terá ainda a companhia das criadoras Elisabeth Teixeira, com uma coleção romântica e feminina, e Juliana Cerdeira, que mostra as suas propostas sob a insígnia Miau Frou Frou. «É uma coleção inspirada na textura e nas cores que resultam da corrosão provocada pelas chuvas ácidas na floresta tropical», explica Juliana Cerdeira. A criadora pretende explorar um novo posicionamento de mercado, «abandonando o conceito de venda na loja oficial da Miau Frou Frou e passando para lojas multimarcas de segmento alto».

A moda de senhora está igualmente bem representada nesta participação portuguesa apoiada pela Associação Selectiva Moda, com as marcas Ana Sousa, Kalisson, Bagoraz e Meam by Ricardo Preto. Esta última marca apresenta-se em Paris com uma coleção composta por sedas, algodões e Tencel, onde os estampados coloridos, que são já uma característica da marca, estão em evidência. «Queremos conquistar novos mercados, sobretudo mercados asiáticos», revela Maria do Carmo Mendes, sócia-gerente da empresa MeamStyle, que detém a marca. 

Já a Blackspider está pela primeira vez na Who’s Next, onde propõe looks estivais tanto para o género feminino como masculino. «Queremos expor a marca no mercado internacional», justifica o responsável financeiro Marco Costa.

O jeanswear “made in Portugal” está representado ao mais alto nível com a Cheyenne e a Tiffosi. Esta última estreia mesmo «uma inovação em jeans absolutamente única no mercado», como anuncia Rui Silva, wholesale manager da marca. «Estamos a destacar a nossa linha de jeans, nomeadamente as nossas lavagens e, principalmente, os nossos fits especiais de mulher», acrescenta.

E como um visual só fica completo com os acessórios, a love.bags propõe na sua estreia neste certame uma coleção de malas que incorpora o know-how artesanal português, com artigos em pele, lã e linho produzidos por artesãos locais. «O objetivo principal passa, em primeiro lugar, por dar a conhecer a marca e, sobretudo, um conceito tão enraizado nas tradições, na cultura e na modernidade dos produtos nacionais», afirma Cláudio Sousa, responsável pela apresentação da marca em Paris.

A participação destas 10 empresas portuguesas na Who’s Next, de 6 a 9 de julho, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (Qren), no âmbito do projeto From Portugal. Para 2013, este projeto engloba mais de 60 ações internacionais espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América –, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, desde os fios e tecidos ao vestuário e têxteis-lar, passando pelos têxteis técnicos.
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