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TRENDSETTERS DA MODA EM CASA

As marcas portuguesas Home Concept, Inovar, 1986, Lordelo e Têxteis Íris anunciam as novas tendências na roupa de cama, banho e mesa na Maison & Objet, em Paris. Luxo é a palavra de ordem dos têxteis-lar “made in Portugal”, cuja qualidade conhecida e reconhecida mundialmente é apanágio do setor.

“A fairytale…” é o nome da coleção Outono/Inverno 2012-2013 para cama e banho da Home Concept. «Trata-se de uma coleção única, marcada por uma forte carga imagética, onde a poesia e a emoção se confundem no passado e no futuro», revela Odília Costa, gestora da marca Home Concept, pertencente à empresa António Almeida e Filhos. Inspirada no imaginário, com um equilíbrio entre sensualidade e luxo, a nova coleção da Home Concept aposta nas cores quentes e nos desenhos simples «mas muito expressivos e cheios de carácter». O design é «arrojado e salpicado por confeções irreverentes» e, entre as novidades, sobressai «uma linha de roupa de cama 100% flanela».  
    
Já a Jotabe desenvolveu «uma coleção de roupa de cama que mantém a aposta na intemporalidade, trabalhando uma paleta de cores clássica. Com fortes influências no lifestyle americano, recria tanto ambientes românticos e sofisticados como mais jovens e informais. A coordenação de florais, riscas e lisos concede à coleção maiores possibilidades de coordenações», explica o administrador Pedro Lobato. A marca Innovar apresenta os habituais fios tintos, mas propõe igualmente sofisticados estampados em percal, enquanto a marca 1986 tem nos estampados em cetim a sua principal novidade da estação. «A aposta em tecidos nobres que conferem suavidade ao toque e durabilidade prossegue e tem-se mostrado uma mais-valia nos produtos», acrescenta Pedro Lobato.

Por seu lado, a marca de cobertores e mantas Lordelo, criada em 1842 e detida Têxteis Evaristo Sampaio, continua a privilegiar «a lã, o lambswool e o algodão orgânico» nas suas coleções, indica o administrador João Paulo Sampaio, que anuncia ainda o lançamento de uma nova linha na Maison & Objet, batizada “Cashmere Soft Design”.

«Os nossos jacquards fazem, sem dúvida, a diferença», afirma Sérgio Mendes, diretor comercial da Têxteis Íris. «Quando se pergunta o que nos destaca, surgem várias respostas: talvez o cuidado em selecionar só a melhor matéria-prima e só depois dar início ao processo de tecelagem com um rigoroso controlo de qualidade; quem sabe o desejo de responder aos mais exigentes padrões de requinte e sofisticação», aponta o diretor comercial da Têxteis Íris, cujo nome brilha bem alto no mercado internacional da roupa de mesa, incluindo em França.

O mercado francês é, de resto, o segundo mais importante para os têxteis-lar portugueses, a seguir à Espanha, com os envios a superarem os 94 milhões de euros em 2011. Portugal exporta para França sobretudo roupa de cama, mesa e banho – categoria onde o país é o principal cliente das empresas lusas, com exportações superiores a 86 milhões de euros.

Estas quatro empresas portuguesas estão presentes na Maison & Objet com o apoio da Associação Selectiva Moda no âmbito do projeto From Portugal financiado por fundos comunitários (QREN). Esta feira é uma das 68 ações internacionais em 25 mercados distintos, que a associação portuguesa está a realizar em 2012, num investimento total de 8,85 milhões de euros.  

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