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JAPÃO COMPRA PRODUTOS PORTUGUESES

Após os primeiros contactos numa das maiores feiras internacionais no país, os japoneses reafirmaram nos últimos meses a apetência pela qualidade do “made in Portugal”, reforçando as suas encomendas junto de empresas portuguesas como a Burel Manteigas e a 3DCork Homewear.

Após os primeiros contactos numa das maiores feiras internacionais no país, os japoneses reafirmaram nos últimos meses a apetência pela qualidade do “made in Portugal”, reforçando as suas encomendas junto de empresas portuguesas como a Burel Manteigas e a 3DCork Homewear.

 

 

As marcas e empresas portuguesas estão a vingar no mercado japonês. Passo a passo, os produtos “made in Portugal” estão a ganhar visibilidade nas maiores department stores do país e a colher a aceitação dos consumidores nipónicos.

 

O tradicional tecido burel, típico da região da Serra da Estrela, por exemplo, continua a conquistar adeptos entre os nipónicos, com os produtos da empresa portuguesa Burel Manteigas a consolidar o seu sucesso no Japão. A oferta da empresa, nomeadamente com bancos, vestuário e bolsas feitos com este tecido, está à venda na department store Isetan, pertencente ao grupo Axell Japan e uma das mais importantes do país. Segundo Isabel Dias da Costa, administradora da Burel Manteigas, o negócio no Japão «está a correr muito bem, a department store continua a fazer encomendas. A opção de distribuição nas lojas está a ter bons resultados». Temporariamente, a empresa teve ainda os seus produtos à venda na department store Matsuya Ginza.

 

Actualmente, com a ajuda de um agente no território, os artigos da Burel Manteigas chegam ao mercado japonês «num posicionamento muito high end, pelo que é um mercado de nicho», acrescenta a administradora, que tem mais planos para o Japão no futuro próximo. «Vamos apostar na área da decoração e arquitectura, estando neste momento a estabelecer contactos para produzir peças assinadas por designers», revela Isabel Dias da Costa.

 

Também a 3DCork Homewear, com os seus produtos em cortiça, está a consolidar o negócio no País do Sol Nascente. Na primeira abordagem ao mercado japonês na feira Interior Lifestyle Tokyo, que decorreu em Junho, a empresa conseguiu angariar como principal cliente a SCREAM, com «as saboneteiras e as peças de stonewear com cortiça pertencentes à colecção “Ensemble”» a serem as mais procuradas, segundo Sara Nunes, directora comercial e financeira.

 

Representando actualmente 1% do volume de negócios da 3DCork Homewear, a marca pretende «continuar a aposta no mercado japonês, eventualmente através do estabelecimento de parcerias locais, uma vez que se trata de um mercado com elevado interesse para a nossa empresa», conclui Sara Nunes.

 

Estas empresas, juntamente com a Ideia 2003, Kbrinka, Mariana Costa e Silva, Mundotêxtil e SimpleFormsDesign participaram em Junho na feira Interior Lifestyle Tokyo com o apoio da Associação Selectiva Moda (ASM). A participação nestes certames fez parte do projecto de internacionalização da ASM para 2011, que totalizou 61 acções em 26 mercados distintos, num investimento total de 7,43 milhões de euros, financiados pelo QREN.

Financiamento